Laboratório de Imagem e Som - LIS/FAED/UDESC

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pesquisas


PESQUISAS 2015/2016


Prof.ª Dr.ª Márcia Ramos de Oliveira - Coordenadora

(2016 - Atual)
Narrativas radiofônicas em Walter Benjamin.

Descrição: O Projeto objetiva conhecer a contribuição de Walter Benjamin a área de linguagens, especialmente no que se refere a sua participação no desenvolvimento de programas de rádio (as radiopeças pedagógicas) destinados a crianças Berlim entre os anos 1920 e 30. A partir deste recorte pretende-se investigar sobre a contribuição do autor quanto aos estudos aplicados às mídias, neste caso a radiodifusão, junto ao seu interesse quanto a formação e o desenvolvimento infantil diante da cultura de massa. Neste sentido, a proposta pretende, no contato com os textos dos programas de rádio elaborados por Benjamin, compreender sua dimensão prática e aplicabilidade, através da adaptação de um texto original do autor, sua elaboração e desenvolvimento enquanto produção técnica em formato de podcast, estendendo a pesquisa ao âmbito da ambiência sonora e musical, buscando uma reconstituição histórica aproximada destas ações no tempo e na memória.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.



Prof.ª Dr.ª Márcia Ramos de Oliveira - Coordenadora

(2014 - Atual)A Experiência dos Laboratórios de História Oral e Imagem e Som diante da História Pública : Estudos de Caso e Reflexões.

Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como proposta analisar as experiências dos diversos Laboratórios de História Oral e Imagem e Som, de diferentes instituições de ensino superior e regiões brasileiras, diante da conceituação e prática da noção de História Pública. Tem por parâmetro de observação as diferentes plataformas digitais e sites desenvolvidos em cada instituição observada. Restringe a análise qualitativa a apenas 10 sites/portais, tendo por primeira etapa observar, descrever e analisar as estratégias de divulgação de produção e acervo em cada experiência, durante o período de 2014/2 a 2015/1. Diante deste levantamento procura relacionar as iniciativas acadêmicas voltadas a dar maior visibilidade a produção histórica, no uso de novas linguagens para além do texto e da palavra escrita. O Projeto tem por objetivo analisar as evidências obtidas neste levantamento relacionando as iniciativas observadas com as variadas acepções atribuídas a "história pública", no exercício da prática dos historiadores, relacionando ainda esta dimensão as noções de "história digital" e "história do tempo presente".

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.



Prof.ª Dr.ª Márcia Ramos de Oliveira - Coordenadora.

(2007 - Atual)Impressões sobre os nacionalismos no Brasil do Século XX: o repertório musical das emissoras de rádio nas décadas de 20 a 30.

Descrição: O Projeto de Pesquisa Impressões sobre os ?nacionalismos? no Brasil do Século XX: o repertório musical das emissoras de rádio nas décadas de 20 a 30 propõe-se a realizar uma reflexão acerca do surgimento do ideário e sentimento de pertencimento a nação, vinculado as manifestações musicais que integraram a programação musical das emissoras de rádio neste período, percebidas enquanto formadoras de opinião pública. Para seu desenvolvimento, deverá proceder-se a um extenso levantamento qualitativo acerca da programação musical desenvolvida pela indústria fonográfica e radiodifusão, visando a formação de um conjunto documental representativo quanto a dimensão histórica e política que tais registros sonoros são portadores. Enquanto expressão de uma formação discursiva específica, a partir da utilização da linguagem musical, peculiar com relação aos aspectos que a identificam e definem, apresentando diferentes maneiras de perceber a construção das múltiplas tendências presentes a constituição do nacionalismo no país, manifesto nas décadas iniciais da República, ou da chamada ?República Velha?. Tendo como parâmetro a manifestação musical e sonora do universo midiático da radiofonia no Brasil, associada ao tema do nacionalismo em formação, este Projeto busca perceber a constituição da memória no país especialmente relacionada e inserida em um contexto de intensa transformação tecnológica, que caracterizou o século em questão, considerando a formação dos sistemas e redes de comunicação. Palavras-chave: Rádio ; repertório musical; nacionalismo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.



Prof.º Drº. Rafael Rosa Hagemeyer - Coordenador

(2010 - Atual)Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema dos anos 70 (Brasil e Argentina).

Descrição: O projeto visa estabelecer uma comparação entre os filmes realizados no Brasil e na Argentina que enfocavam os movimentos da classe operária no contexto dos anos 1970. Considerando o caráter variado dessas produções cinematográficas, que abordavam a temática a partir de diferentes perspectivas (ficção ou documentário), se pretende analisar as projeções feitas pelos autores em relação à tomada de consciência da classe operária em relação à luta econômica, social e política. Entendendo que o enfoque dado pelas tomadas de câmera e a organização da seqüência das cenas presente na elaboração e execução dos roteiros operam uma caracterização dos personagens e conferem sentido aos seus conflitos dentro de um nexo narrativo, seria possível perceber, a partir da visão política que cada diretor em seu contexto, de que forma as diversas correntes históricas atuantes no movimento (anarquismo, socialismo, trabalhismo) foram representadas nesses filmes.



Prof.º Dr.º Rogério Rosa Rodrigues - Coordenador

(2011 - Atual) O espírito germânico em terra brasílica: João Ribeiro e a cultura histórica alemã.

Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a relação do intelectual João Ribeiro com a cultura histórica alemã. Em termos mais específicos o que se pretende é entender a aquisição e constituição da cultura histórica alemã em Ribeiro, bem como a forma como tal cultura foi adaptada em uma filosofia da história capaz de ser aplicada a produção do conhecimento histórico no Brasil. Para dar conta desta pesquisa proponho efetuar a investigação tendo por fontes privilegiadas os manuais de história geral, as memórias, correspondências do escritor com intelectuais da época, suas impressões de leitura das obras de historiadores alemães e, principalmente, sua atividade como crítico nos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. [Edital MCT/CNPq N º 14/2010 - Universal].

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.






PESQUISAS 2012

- Projeto de Pesquisa: Impressões sobre os nacionalismos no Brasil do Século XX: o repertório musical das emissoras de rádio nas décadas de 20 a 30 (Em curso)

(ainda em desenvolvimento, em função de vínculo com o CNPq; até final de 2013)

- Projeto de Pesquisa Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema dos anos 70 (Brasil e Argentina); Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer; Bolsista: Alexandre Pedro de Medeiros.

- Projeto de Pesquisa: Um poema para a nação: o canto do hino nacional no imaginário republicano brasileiro (1900-1945) (Encerrado); Coordenador: Prof. Rafael Rosa Hagemeyer; Bolsista: Eduardo José Cordeiro.

- Projeto de Pesquisa: O traço e a política: humor, intelectuais e política no declínio do Império; Rogerio Rosa Rodrigues - Integrante e Maria da Conceição Francisca Pires - Coordenadores.

- Projeto de Pesquisa: A República dos camaradas: militarismo, política e humor na Campanha Civilista; Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Integrante / Maria da Conceição Francisca Pires - Integrante.






PESQUISAS 2011

- Projeto de Pesquisa Cenas e cenários: leituras e imagens de aproximação entre as manifestações de teatro, radiodifusão e cinema (1920-50); Coordenadora: Profª Drª Márcia Ramos de Oliveira; Alunos envolvidos: Integrantes: Mariana Rotili da Silveira; Carolina Corbellini Rovaris - Integrante; Tainah Maria de Souza Lunge - Integrante; Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

- Projeto de Pesquisa Perspectivas e projeções: O protagonismo da classe operária no cinema dos anos 70 (Brasil e Argentina); Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer; Bolsista: Alexandre Pedro de Medeiros

Projeto de Pesquisa: Um poema para a nação: o canto do hino nacional no imaginário republicano brasileiro (1900-1945); Coordenador: Prof. Rafael Rosa Hagemeyer; Bolsista: Eduardo José Cordeiro.





PESQUISAS 2010

Projeto de Pesquisa: O Brasil sonhado no canto de um povo: o Hino nacional no imaginário republicano brasileiro (1900-1945); Coordenação: Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer

Projeto de Pesquisa: Impressões sobre os 'nacionalismos' no Brasil: a contribuição da música na formação do ideário nacional (1860-1930); Coordenação: Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira

Projeto de Pesquisa: Perspectivas e Projeções: O protagonismo da classe operária no cinema dos anos 1970 (Brasil/ Argentina); Coordenação: Prof. Dr. Rafael Rosa Hagemeyer

Projeto de Pesquisa: Cenas e cenários: leituras e imagens de aproximação entre as manifestações de teatro, radiodifusão e cinema (1920-50) (Encerrado); Coordenação:Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira





PESQUISAS 2005/2009


-Projeto de Pesquisa: Imagens de um Presente: História e Memória de Florianópolis na passagem do século XIX ao XX, através do Acervo Iconográfico de José Arthur Boiteux. (Encerrado)

Coordenação: Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha


- Projeto de Pesquisa: Representações na História: Apreciação da Documentação Visual e Sonora. (Encerrado)

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira.


-Projeto de Pesquisa: Saberes Impressos: Imagens de Civilidades em textos escolares e não escolares (1950-70). (Encerrado)

Coordenação: Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha